Curiosidades

O surgimento do country se deu na década de 1920, tendo a zona rural dos Estados Unidos como cenário. Dentre os estados que serviram de lar para o estilo destacamos Tennessee, Virginia e Kentucky. A base para o desenvolvimento do que se reflete em roupas e acessórios foi a música country. A música sendo forte ligação com o sentimento de pertencimento a terra é o resultado da combinação: das canções dos escravos africanos levados para a América do Norte, o forte caráter religioso dos Estados Unidos e a paixão por tudo que é ligado ao meio rural.

No ano de 1922, foram realizadas as primeiras gravações que acabaram destacando os primeiros artistas norte-americanos desse estilo: Henry Gilliard e Unde Eck Robertson. Dessa época se destaca a canção “Jambalaya”, de Hank Williams, que é considerada a primeira canção country a ter tocado no mundo todo. A partir de então, o estilo apenas cresceu em aceitação mundial.

 

Mudança de Nome

Os músicos que produziam música country se sentiam ofendidos com a alcunha de “caipira” e, por isso, trabalharam para tirar essa visão das suas canções. Um dos principais nomes que contribuiu para a popularização desse estilo nos Estados Unidos foi Jimmy Rodgers, que é conhecido como o “Pai da Country Music” e que fazia parte da banda “Carter Family”. O sucesso de Rodgers ajudou a abrir caminho para que outros artistas se tornassem sucesso como Willie Nelson, John Daver e Hank Williams.

 

Música Country no Brasil

Tecnicamente, o country brasileiro nasceu no final da década de 1970, contudo, na década anterior, Bob Nelson já era um sucesso por aqui cantando no estilo que ficou conhecido como “Yodel” (uma espécie de canto tirolês). Ao longo dos anos, o país desenvolveu seu próprio estilo musical country, chamado de sertanejo. Ele remonta as modas de viola tocadas com a viola caipira. Nas décadas de 1980 e 1990, assistimos ao surgimento do sertanejo romântico e, mais atualmente, o desenvolvimento do sertanejo universitário, voltado aos jovens.

 

 A Moda Country

Quando falamos em estilo country, não nos referimos somente à música, embora ela seja a base, também estamos falando sobre moda de vestir. É interessante dizer que os acessórios e roupas que fazem parte do universo country norte-americano foram resultantes da adaptação dos itens usados pelos colonizadores do país para a realidade da colônia. Aos poucos, esporas, fivelas, chapéu, calças justas e as botas de couro foram tornando parte do guarda-roupa dos fazendeiros e dos homens da terra.

 

Um Estilo de Vida

Além de ser um estilo musical e de se vestir, o country, também, é um estilo de vida. Apesar de nem todo mundo que se veste de bota e chapéu ser, necessariamente, do meio rural, existe forte ligação com esse universo. Nos grandes centros urbanos tem muitas pessoas que escolhem esse tipo de vestimenta para se adornar e as canções rurais para ouvir como uma forma de se sentir mais perto da terra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário